fbpx

Escolhendo uma construtora confiável

A compra de um imóvel é para muitas pessoas a realização de um sonho e resultado de um grande esforço, mas, o que é motivo de comemoração e alívio, às vezes, torna-se uma dor de cabeça quando se escolhe a construtora errada. Reunimos algumas dicas para encontrar uma construtora confiável.

Consultar a credibilidade
Procure saber se essa construtora possui registro em órgãos responsáveis. Vale a pena, também, consultar o PROCON para conhecer os registros de reclamações e, principalmente, de que forma a construtora se porta perante essas reclamações. Verifique de que forma os assuntos foram resolvidos e se foram. As construtoras com credibilidade não terão esses tipos de registros, ou, se tiverem, serão situações mais corriqueiras. Também é válido procurar moradores de outros empreendimentos. Saber sobre a experiência de outras pessoas trará a forma como a construtora lida com os clientes antes e depois da assinatura do contrato. A melhor propaganda é o boca a boca e, é também, a melhor forma de verificar a competência de um empresa, então, não tenha receio de perguntar ao máximo possível de pessoas sobre todas as etapas da construção, inclusive, pós entrega das chaves. As construtoras que tiverem com muitas reclamações não devem ser consideradas confiáveis.

Verifique a capacidade técnica
Uma construtora com solidez no mercado trabalha corretamente e traz seus registros em dia. Então, consulte se o projeto está registrado junto à prefeitura e Cartório de Registro de Imóveis. Uma construtora confiável será transparente em relação a todas as questões, inclusive na construção. Procure ver o projeto e pergunte sobre tudo, tipo de material que será utilizado, tamanho de cada cômodo, profissionais responsáveis pelo projeto e qualificações. Outra forma de verificar é procurando saber sobre os financiamentos, pois para consegui-los, a empresa deve demonstrar condições de pagamento e também deve ter poder de compra. Para o banco financiar um empreendimento, ele exige inúmeras garantias, então, se a construtora conseguiu adquirir financiamentos juntos aos bancos, ela comprovou uma situação financeira favorável. Quanto mais respostas claras você obtiver, mais confiável a construtora será.

Analise a documentação
Analise o contrato atentamente. Caso você não entenda o que está escrito nas diversas cláusulas, peça a alguém de sua confiança que entenda para lhe ajudar. Não permita que sua ansiedade o impeça de analisar tudo. Alguns contratos podem conter armadilhas, dessa forma, o ideal é que um advogado o analise. Confira se o contrato assegura tudo o que foi prometido nas propagandas, confira os prazos existentes e o material que está especificado no contrato. No contrato deve estar claro as áreas construídas e comuns, como será a entrega das chaves, reposição de material e responsabilidades e garantias.

Condições de pagamentos
Os pagamentos devem ser realizados juntamente com a execução das obras. Por segurança, é ideal deixar algum pagamento para depois da entrega das chaves, como uma forma de aceitar o que lhe foi entregue. Assegure que o contrato tenha previsto multas e indenizações cabíveis com atrasos, defeitos, acidentes. Legalmente, o prazo de garantia é de cinco anos, ou seja, por esse período a construtora responde por defeitos nos materiais utilizados e vícios como infiltrações, problemas com a estrutura e demais defeitos na construção.

Seguidos os passos, ao assinar o contrato, guarde todos os documentos referentes à negociação. Os panfletos e impressos de propaganda entregues antes da assinatura do contrato servem para comprovar o que lhe foi oferecido, guarde-os juntamente com os contratos e recibos. Todos esses documentos devem ficar arquivados por todo o períodos da construção e, até após a entrega das chaves.

Compartilhe

comente

×
Olá, estou à sua disposição aqui no WhatsApp. Se precisar de qualquer informação conte comigo :)