Comprar um imóvel é um dos grandes sonhos do ser humano. Além de um ótimo investimento, a aquisição pode contribuir com a melhoria da qualidade de vida de quem quer o seu espaço para viver e conviver.
Como comprar um imóvel e ganhar qualidade de vida?
A procura por mais qualidade de vida tem pesado muito nas preferências dos compradores no momento de encontrar o lugar ideal para comprar e residir.
Mesmo com toda a carga emocional que o instante envolve, é fundamental que você planeje e faça um estudo mais completo sobre a nova moradia. Mas, atenção: sem planejamento e um estudo aprofundado, a realização desse sonho pode se transformar em insatisfação.
O que avaliar para fazer uma boa aquisição?
Para que tudo seja só satisfação, reunimos cinco fatores para você considerar antes de fechar o negócio:
1. Atendimento das suas necessidades
Seja só para você, seja para a família, a habitação precisa corresponder às expectativas e conveniências de todos.
Espaço, área comum de convivência, ventilação e iluminação natural, qualidade do acabamento e tamanho dos cômodos são alguns dos aspectos a considerar.
2. Localização
No bairro onde se localiza o imóvel, você encontrará tudo o que precisa — supermercado, farmácia, táxi, restaurantes, bares, escola, praças, opções de entretenimento, bancos, serviços públicos? O acesso ao seu local de trabalho será fácil? E para a escola dos filhos?
3. Segurança e lazer
Pesquise junto aos moradores próximos se a região é segura. Certifique-se da infraestrutura de segurança no imóvel. Informe-se e comprove se a nova residência tem área de lazer completa. A garotada vai adorar. Com segurança, a diversão fica mais gostosa.
Além disso, existem condomínios que oferecem faxineiras, cuidadores de animais, professores de idiomas e de natação, massagistas, entre outros.
4. Qualidade do imóvel
Observe as condições físicas e de infraestrutura do domicílio que você quer comprar. Pintura, paredes, portas, louças e ferragens, piso, cozinha e banheiro, parte elétrica, corredores externos, elevadores e escadas.
Sendo um apartamento, os seus futuros vizinhos poderão fornecer informações sobre a manutenção e a qualidade dos serviços no condomínio.
5. Bom negócio
Comprar bem contribui para a sua qualidade de vida. E vender, também! Você investirá dinheiro para adquirir um patrimônio.
Independentemente de ser o lugar dos sonhos, ele é um bem que pode ser comercializado caso você queira mudar para outro ainda melhor, por exemplo. Por isso, inclua essa possibilidade nos seus critérios de avaliação.